Blog

Confira as novidades, tendências, dicas e muitos mais sobre o mundo da automação.

De que são feitas as cápsulas?

Artigos, Encapsuladora

De que são feitas as cápsulas?

As cápsulas estão muito presentes em nosso dia a dia. Podemos encontrá-las em diferentes tipos, tamanhos e cores. E, por fatores como o constante crescimento do mercado farmacêutico e as encapsuladoras automáticas, prevê-se que nos anos vindouros elas estarão ainda mais presentes em nosso cotidiano.

E por que não conhecer mais sobre as cápsulas? Como: de que são feitas? Como são preenchidas? Qual cápsula é melhor?

Se como nossa equipe, você acha enriquecedor conhecer mais sobre os processos de manufatura por trás dos muitos produtos que nos circundam diariamente, então fique conosco e continue a leitura.

O que são cápsulas?

Do Latim capsula, diminutivo de capsa, “caixa, baú, arca”, cápsula é, assim, um envoltório solúvel em que se deposita formulações farmacêuticas, nutracêuticas e afins para veiculação e deglutição das mesmas. Seu envoltório é composto por uma tampa e uma membrana que podem ser duras ou moles.

De que são feitas as cápsulas?

Na hora de produzir cápsulas, há diferentes ingredientes. Isso porque as cápsulas devem atender às necessidades de dieta dos pacientes. Assim, tem-se as:

Cápsulas de gelatina

As cápsulas de gelatina, conhecidas também como cápsulas duras, são compostas principalmente de gelatina, que por sua vez é um produto animal derivado do colágeno, que se pode extrair da pele e ossos de animais. Mas, além de gelatina, elas podem conter também materiais como plastificante, corantes, agentes opacificantes e conservantes que permitem a formação das cápsulas e melhoram seu desempenho. Além disso, essas cápsulas contêm de 12 a 16% de água, mas o teor de água pode variar, dependendo das condições de armazenamento.

Cápsulas de gelatina, conhecidas também como cápsulas duras

Cápsulas vegetarianas

Para os pacientes vegetarianos, pode-se substituir a gelatina por outro ingrediente como o pululano, um tipo de polissacarídeo solúvel em água, ou, a hipromelose, um semissintético, inerte, viscoelástico do polímero utilizado como um lubrificante oftálmico.

Cápsulas de pululano

Cápsulas veganas

Já para os pacientes veganos pode-se substituir a gelatina por tapioca. As cápsulas de tapioca, conhecidas também como tapiocaps, são cápsulas produzidas a partir da fermentação natural da goma de tapioca e são glúten free e isenta de gordura e sódio. Entre as vantagens das tapiocaps estão:

  • Maior proteção da formulação
  • Livres de organismos geneticamente modificados (OGM)
  • Ideais para diferentes exigências alimentares e culturais
  • Rápida deglutição e biodisponibilidade

Cápsulas de tapioca, conhecidas também como Tapiocaps

Mas saiba que é possível também produzir cápsulas veganas utilizando matriz de amido de batata, que é uma substância transparente, suave e neutra semelhante à gelatina.

Cápsulas Softgel

As cápsulas softgel, conhecidas inclusive como cápsulas de gelatina mole, são também compostas principalmente de gelatina, mas necessitam de ingredientes adicionais (por exemplo, glicerina) para chegarem a sua conhecida textura. Além disso, são ideais para produtos líquidos ou semissólidos.

Cápsulas Softgel, conhecidas inclusive como cápsulas moles

Semelhantemente aos exemplos acima, pode-se atender aos pacientes vegetarianos ou veganos substituindo a gelatina de origem animal por uma substância que a ela se assemelha, à base de amido e carragena, de sabor e cor neutros, fácil digestão e origem vegetal.

Como as cápsulas são preenchidas?

O enchimento das cápsulas pode ser feito manualmente como em farmácias de manipulação, e também, semi ou automaticamente, com encapsuladoras semiautomáticas ou automáticas. Independentemente de automatizado ou não, o processo de enchimento é praticamente o mesmo. Mais especificamente, as cápsulas são abertas, colocadas na bandeja ou molde e, então, preenchidas com a formulação. Entretanto, é importante observar também que a produtividade obtida pelo processo manual é diferente daquela obtida pelo automatizado. Uma encapsuladora automática de grande porte, por exemplo, pode produzir 3800 cápsulas por minuto.

 

Encapsuladora manual

Em relação à encapsulação manual, todo o processo é feito manualmente, inclusive a colocação e abertura das cápsulas. No processo semiautomático, as cápsulas são colocadas e abertas no molde automaticamente; e a intermediação de um operador se faz necessária apenas para transportar o molde para a estação de enchimento da máquina, onde também se preenche automáticamente as cápsulas com as formulações. Já na encapsulação automática todo esse processo é feito continuamente pela máquina:

Qual cápsula é melhor?

Como vimos as cápsulas podem ser produzidas com diferentes ingredientes, para atender a determinados requerimentos de dieta dos pacientes. Portanto, a melhor cápsula é aquela que pode atender realmente a sua necessidade, por exemplo, alimentar, cultural e assim por diante.

 

Agora que você sabe mais sobre cápsulas, aproveite e continue a navegar por nosso blog, onde você encontra mais conteúdos como esse.


Autor: Equipe de Redação


Deixe o seu comentário: