Blog

Confira as novidades, tendências, dicas e muitos mais sobre o mundo da automação.

Sustentabilidade e blisters: é possível sim reciclar cartelas

Dicas, Termoformadora de Blister

Sustentabilidade e blisters: é possível sim reciclar cartelas

Talvez você já tenha se perguntado qual o destino das cartelas de blister (conhecidas também como blisters no mercado farmacêutico), após descartadas, e também se é possível reciclá-las. Bem, caso sim, saiba que as cartelas têm um destino reservado e são de fato recicláveis. Ficou interessado(a)? Então continue a leitura para saber mais.

Para onde vão as cartelas depois de descartadas?

As cartelas de blister são consideradas embalagens primárias, que são embalagens em contato direto com os medicamentos, que por sua vez são considerados resíduos perigosos. Por isso, as cartelas não devem ser jogados no lixo; pelo contrário, devem ser entregues em pontos de coleta especializados como farmácias. Isso porque, depois disso, elas são levadas para a incineração ou, então, para a reciclagem.

O que é reciclagem?

Em resumo, reciclagem é a transformação de uma substância ou de um material já usado para uma nova utilização.

E por que reciclar?

O processo de reciclagem evita que resíduos vão para os aterros, onde podem emitir gases nocivos ao meio ambiente. Além disso, o processo reutiliza materiais para criar novos produtos, não consumindo os recursos naturais do planeta. E também a reciclagem pode ajudar a evitar a mudança climática. Isso porque usar materiais reciclados para produzir novos produtos consome menos energia do que os produzir com novas matérias-primas.

Reciclagem das cartelas de blister

As cartelas de blister são embalagens utilizadas para acondicionar uma extensa gama de produtos como medicamentos, suplementos alimentares, gomas de mascar, utensílios de escritório e muitos outros. Em sua maioria, as cartelas são compostas de PVC e alumínio, PVC e papel grau cirúrgico ou somente alumínio, sendo produzidas por termoformadoras de blister:

Muito se questiona sobre a reciclagem dessas cartelas, já que são embalagens primárias preenchidas em grande parte com medicamentos, e também porque nem sempre foi simples separar seus componentes (por exemplo, PVC e alumínio).

Mas graças ao avanço da tecnologia, as instalações de recuperação de materiais podem agora reconhecer e separar mesmo as resinas sem o sistema internacional de codificação de identificação de resina da ASTM (RIC), o que favorece a reciclagem de blisters.

Assim também, há empresas que têm contribuído para a reciclagem das cartelas. Já hoje no mercado pode-se encontrar diferentes soluções — inclusive ecológicas. Um dos processos é totalmente sustentável, fazendo a separação e classificação dos blisters, moagem, micronização e separação dos materiais (PVC e alumínio):

E não para por aí: há quem faz a reciclagem de blisters por meio da reutilização criativa (Upcycling). O processo consiste de dar uma vida nova ao material, quando ele não tem mais utilidade. Assim, ao invés de ser descartada, a cartela é reaproveitada para outros fins, por exemplo, encapada e transformada em um marcador de páginas.

Qual a melhor opção de reciclagem para minha empresa?

Como mencionamos acima, há diferentes soluções no mercado; assim, a melhor opção dependerá da aplicação e dos objetivos da sua empresa.

Em caso de dúvidas, fique à vontade para nos contatar, estamos há mais de 10 anos atuando no segmento de termoformadoras de blister e, assim, contamos com um time de especialistas no assunto, prontos para ajudar você a encontrar a melhor solução para o seu negócio.

 

Gostou? Continue acompanhando o blog da Tecfag para mais conteúdos como esse.


Autor: Equipe de Redação


Deixe o seu comentário: