Blog

Confira as novidades, tendências, dicas e muitos mais sobre o mundo da automação.

Como desenvolvemos projetos de automação industrial?

Automação Industrial

Como desenvolvemos projetos de automação industrial?

Não é novidade que a Indústria está em constante evolução. Da mesma forma, também não é novidade que cada vez mais empresas têm investido em soluções para otimizar seus processos produtivos para acompanharem o ritmo e as demandas de mercado.

Na realidade, já se pode dizer que o processo de automação industrial é indispensável para as empresas que desejam se destacar no mercado em que atuam. Afinal, entre os benefícios de automatizar, estão aumento de produtividade, autonomia de produção, padrão de qualidade e liberação de mão de obra. Ou seja, benefícios que, quando adquiridos, permitem às empresas se tornarem mais competitivas, uma vez que podem passar a atender novas demandas, reavaliar custos, repensar sua mão de obra.

Todavia, automatizar exige sobretudo planejamento. É preciso considerar desde o layout do projeto à segurança do pessoal, assim como analisar os objetivos que se pretender alcançar a curto, médio e longo prazo. Somente assim poder-se-á chegar a uma solução de automação ideal.

E é com isso em mente que nós da Tecfag realizamos cada projeto. Mas não paramos por aí: assumimos a responsabilidade de contribuir com o crescimento e destaque de mercado de nossos clientes ao final de cada projeto. E não pense que “ao final de cada projeto” signifique o término de nossas relações com as empresas; pelo contrário, para nós é apenas o começo: vamos até as linhas de produção realizar o startup dos equipamentos, aplicamos treinamentos à equipe lá, damos suporte remoto e local, estocamos as principais peças e insumos de cada equipamento e mais. De fato, para nós, cada projeto representa uma parceria duradoura.

Ademais, na realização de cada projeto, prezamos também pela transparência. E é por isso que planejamos este post hoje, onde mostramos a você como realizamos nossos projetos de automação.

Onde a automação pode ser aplicada?

É com essa pergunta que tudo começa. Isso porque, primeiramente, identificamos os pontos automatizáveis do processo que se busca automatizar. Nessa etapa, falamos com todos os responsáveis da empresa em relação à linha de produção apresentada, justamente para entendermos a visão deles sobre o processo que já realizam, quais são seus objetivos, demandas etc.

Qual planejamento envolve toda empresa?

Ao mesmo tempo, analisamos quais são as metas a curto, médio e longo prazo da empresa em relação à sua linha. Por exemplo, em um primeiro momento ela pode optar por automatizar apenas uma parte do processo, contudo, como já mencionamos no post “Como e por que encapsular por conta própria pode ser a solução ideal para seu negócio“, após ver que o investimento ao automatizar pode ser recuperado rapidamente graças aos benefícios da automação, a empresa pode escolher desenvolver o projeto já visando uma meta a longo prazo.

Com isso, temos a possibilidade de planejar uma maior integração para o processo. Por exemplo, além de encapsular por conta própria, por que também não embalar as cápsulas produzidas (por exemplo, por meio de uma Envasadora e Contadora de Cápsulas)? De fato, mesmo que, num primeiro momento, a empresa opte apenas por automatizar uma parte da linha, o fato de ela definir logo de início quais são suas metas a longo prazo possibilita-nos projetar a solução de maneira que, futuramente, ela possa ser retomada, e o processo, ainda mais otimizado.

Qual automação industrial?

Uma vez analisada a linha de produção, questionamo-nos sobre qual é a solução correta para otimizá-la. A partir daí, por meio de rígidos estudos — compartilhados com o cliente a todo tempo —, chegamos então à solução.

E depois? Ora, depois vem a personalização, afinal para garantirmos que nosso cliente obtenha crescimento e destaque de mercado, faz-se necessário primeiro darmos-lhe a solução para tal. E é aí que começamos a desenvolver o projeto de acordo com o(s) produto(s) deste. Inclusive, para tanto, nessa etapa, todas as amostras, layout de produtos, desenhos técnicos são validados por ambas as partes.

Projeto pronto, e agora?

Bem, como já dissemos, para nós cada projeto é sinônimo de parceria — e parceria duradoura. Assim, com o projeto pronto, certificamo-nos de realizar todos os testes necessários para garantir que a máquina cumpra a função para a qual foi planejada. Feito isso, realizamos o envio do equipamento ao nosso cliente e, então, vamos até a empresa para realizar o startup do maquinário, bem como treinar os operadores responsáveis por operá-lo lá, para garantir que aproveitem todo o potencial que o equipamento oferece. E, tanto nesse momento, como num momento posterior, ficamos à disposição com nossa equipe técnica para ajudar sempre que necessário nosso cliente, seja em relação a dúvidas que tenha, seja em relação à manutenção, à compra de peças e insumos, a suporte remoto e local.

Quer ver mais conteúdos como esse? Então continue a navegar por nosso blog.

Tem dúvidas sobre automação industrial? Cadastre-se em nossa consultoria personalizada grátis! Iremos tirar todas as suas dúvidas a respeito do assunto.


Autor: Equipe de Redação


Deixe o seu comentário: