Blog

Confira as novidades, tendências, dicas e muitos mais sobre o mundo da automação.

A tecnologia dos codificadores Inkjet

Artigos, Inkjet

A tecnologia dos codificadores Inkjet

Uma das tecnologias em alta no mercado de codificação industrial atualmente é a tecnologia dos codificadores Inkjet. Essa tecnologia chama a atenção por seus baixos custos e praticidade de impressão.

Uma das tecnologias em alta no mercado de codificação industrial atualmente é a tecnologia dos codificadores Inkjet. Essa tecnologia chama a atenção por seus baixos custos e praticidade de impressão.

Gostaria de saber mais a respeito dela? O texto abaixo mostra uma perspectiva geral dos equipamentos no mercado.

O que são codificadores Inkjet?

Os codificadores Inkjet são equipamentos compactos ou portáteis que utilizam a tecnologia de impressão TIJ (Thermal Inkjet), tecnologia essa que usa energia térmica para expelir a tinta dos cartuchos nos produtos. Essa tecnologia possibilita aos equipamentos imprimirem em alta velocidade, com alta resolução, sem precisarem estar em contato direto com as mercadorias. Além disso, sua aplicação pode ser tanto utilizada em matériais porosos como não porosos.

Vale observar que a aplicação em materiais não porosos nem sempre foi uma característica dos cartuchos Inkjet, pois, apenas recentemente, novos substratos para esses materiais foram desenvolvidos. Drew Weightman (2016) diz em seu texto ”A Printing Revolution for Food Packaging”, na FNB News, que ”o resultado das novas capacidades do solvente TIJ é uma opção viável para equipes de produção que buscam opções de codificação de alta resolução para materiais de embalagem não porosos como plásticos, caixas brilhantes, folhas e filmes’’ (tradução nossa).

Pode-se dizer que isso ajudou a impulsionar a divulgação dos Inkjets no mercado, já que antes enfrentavam desafios ao atender os mercados alimentícios e de outros bens de consumo, cujos produtos precisavam de impressões personalizadas, mas não haviam substratos que se fixassem a eles por completo, limitando, assim, a comercialização desses equipamentos.

Ainda nesses segmentos, há os regulamentos estabelecidos pela vigilância sanitária, que devem ser seguidos minuciosamente. Vale observar que os codificadores Inkjet não encontram obstáculos nesses regulamentos, já que os principais fornecedores de cartuchos TIJ são as globais HP e Funai.

Em relação a investimentos, os codificadores Inkjet também chamam a atenção, pois, como a Packing News traz em seu artigo ‘’The experts not talking in code | Buyers’ Guide: Coding & marking’’, o qual mostra as considerações de especialistas do mercado mundial de codificação industrial, a tecnologia de codificadores Inkjet é uma das que exige menos investimento financeiro. Steven Green, um dos especialistas entrevistados, comenta que ‘’o preço de compra de uma impressora TIJ é significativamente menor do que uma de laser e na mesma faixa das contínuas. O benefício real vem do aspecto simplificado de manutenção e dos custos associados, que são quase zero’’ (THE EXPERTS…, 2015, tradução nossa)”.

Em se tratando de funcionamento, os codificadores Inkjet têm excelente rendimento e qualidade de produção. Imprimem códigos de barras, QR codes, data matrix, pequenos caracteres e até mesmo logotipos, com velocidade de produção de até 70 m/min de velocidade, em resolução de 150 a 600 DPI, na vertical ou na horizontal. Ademais, os equipamentos dispensam treinamento prévio, pois, seus ajustes são demasiadamente simples e práticos.

São os codificadores Inkjet a melhor opção do mercado de codificação industrial?

Os codificadores Inkjet são capazes de atender grande parte das pequenas, médias e grandes empresas que desejam automatizar ou atualizar seus sistemas de impressão, com qualidade e economia, pois, é versátil, acessível financeiramente, compacto, livre de manutenção e moderno. No entanto, há outras tecnologias de gravação e codificação no mercado, cada uma com suas particularidades, vantagens etc., assim, depende da aplicação e dos objetivos de que cada empresa deseja para a sua linha de produção.

Em caso de dúvidas sobre qual tecnologia utilizar, fique à vontade para nos contatar, contamos com um time de especialistas no assunto, prontos para ajudar você a encontrar a melhor solução para o seu negócio.

 

Gostou desse artigo? Novos textos sobre as novidades da automação são postados aqui semanalmente.

 

Referências:

DREW, W. A Printing Revolution for Food Packaging. FnB News, 2016. Disponível em: http://www.fnbnews.com/Top-News/a-printing-revolution-for-food-packaging-38630. Acesso: 26 nov 2018.

HORNSBY, D. Are all Thermal Inkjet Coders the same?. Redimark, 2016.  Disponível em: https://redimark.com/thermal-inkjet-coders. Acesso: 26 nov 2018.

THE EXPERTS not talking in code | Buyers’ Guide: Coding & marking. Packaging New, 2015. Disponível em: https://www.packagingnews.co.uk/equipment/buyersguide/the-experts-not-talking-in-code-buyers-guide-coding-marking-06-08-2015 . Acesso: 26 nov 2018.


Autor: Equipe de Redação


Deixe o seu comentário: