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Não é novidade que a Indústria está em constante evolução. Da mesma forma, também não é novidade que cada vez mais empresas têm investido em soluções para otimizar seus processos produtivos para acompanharem o ritmo e as demandas de mercado.
Na realidade, já se pode dizer que o processo de automação industrial é indispensável para as empresas que desejam se destacar no mercado em que atuam. Afinal, entre os benefícios de automatizar, estão aumento de produtividade, autonomia de produção, padrão de qualidade e liberação de mão de obra. Ou seja, benefícios que, quando adquiridos, permitem às empresas se tornarem mais competitivas, uma vez que podem passar a atender novas demandas, reavaliar custos, repensar sua mão de obra.
Todavia, automatizar exige sobretudo planejamento. É preciso considerar desde o layout do projeto à segurança do pessoal, assim como analisar os objetivos que se pretender alcançar a curto, médio e longo prazo. Somente assim poder-se-á chegar a uma solução de automação ideal.
E é com isso em mente que nós da Tecfag realizamos cada projeto. Mas não paramos por aí: assumimos a responsabilidade de contribuir com o crescimento e destaque de mercado de nossos clientes ao final de cada projeto. E não pense que “ao final de cada projeto” signifique o término de nossas relações com as empresas; pelo contrário, para nós é apenas o começo: vamos até as linhas de produção realizar o startup dos equipamentos, aplicamos treinamentos à equipe lá, damos suporte remoto e local, estocamos as principais peças e insumos de cada equipamento e mais. De fato, para nós, cada projeto representa uma parceria duradoura.
Ademais, na realização de cada projeto, prezamos também pela transparência. E é por isso que planejamos este post hoje, onde mostramos a você como realizamos nossos projetos de automação.
É com essa pergunta que tudo começa. Isso porque, primeiramente, identificamos os pontos automatizáveis do processo que se busca automatizar. Nessa etapa, falamos com todos os responsáveis da empresa em relação à linha de produção apresentada, justamente para entendermos a visão deles sobre o processo que já realizam, quais são seus objetivos, demandas etc.
Ao mesmo tempo, analisamos quais são as metas a curto, médio e longo prazo da empresa em relação à sua linha. Por exemplo, em um primeiro momento ela pode optar por automatizar apenas uma parte do processo, contudo, como já mencionamos no post “Como e por que encapsular por conta própria pode ser a solução ideal para seu negócio“, após ver que o investimento ao automatizar pode ser recuperado rapidamente graças aos benefícios da automação, a empresa pode escolher desenvolver o projeto já visando uma meta a longo prazo.
Com isso, temos a possibilidade de planejar uma maior integração para o processo. Por exemplo, além de encapsular por conta própria, por que também não embalar as cápsulas produzidas (por exemplo, por meio de uma Envasadora e Contadora de Cápsulas)? De fato, mesmo que, num primeiro momento, a empresa opte apenas por automatizar uma parte da linha, o fato de ela definir logo de início quais são suas metas a longo prazo possibilita-nos projetar a solução de maneira que, futuramente, ela possa ser retomada, e o processo, ainda mais otimizado.
Uma vez analisada a linha de produção, questionamo-nos sobre qual é a solução correta para otimizá-la. A partir daí, por meio de rígidos estudos — compartilhados com o cliente a todo tempo —, chegamos então à solução.
E depois? Ora, depois vem a personalização, afinal para garantirmos que nosso cliente obtenha crescimento e destaque de mercado, faz-se necessário primeiro darmos-lhe a solução para tal. E é aí que começamos a desenvolver o projeto de acordo com o(s) produto(s) deste. Inclusive, para tanto, nessa etapa, todas as amostras, layout de produtos, desenhos técnicos são validados por ambas as partes.
Bem, como já dissemos, para nós cada projeto é sinônimo de parceria — e parceria duradoura. Assim, com o projeto pronto, certificamo-nos de realizar todos os testes necessários para garantir que a máquina cumpra a função para a qual foi planejada. Feito isso, realizamos o envio do equipamento ao nosso cliente e, então, vamos até a empresa para realizar o startup do maquinário, bem como treinar os operadores responsáveis por operá-lo lá, para garantir que aproveitem todo o potencial que o equipamento oferece. E, tanto nesse momento, como num momento posterior, ficamos à disposição com nossa equipe técnica para ajudar sempre que necessário nosso cliente, seja em relação a dúvidas que tenha, seja em relação à manutenção, à compra de peças e insumos, a suporte remoto e local.
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Autor: Equipe de Redação