Blog

Confira as novidades, tendências, dicas e muitos mais sobre o mundo da automação.

Como e por que encapsular por conta própria pode ser a solução ideal para seu negócio

Dicas, Encapsuladora

Como e por que encapsular por conta própria pode ser a solução ideal para seu negócio

Com o constante crescimento das indústrias de farmácia, suplementação alimentar, saúde e afins, todos os dias vemos novidades em produtos como cápsulas, comprimidos e blisters, em diversas prateleiras e também na Internet. Não à toa, já há diferentes alternativas para cápsulas duras e moles, por exemplo, cápsulas vegetarianas e veganas que substituem a gelatina animal por tapioca. Assim, em meio a tantas novidades, encapsular por conta própria pode ser a melhor opção para seu negócio, visto que você pode competir com as crescentes novidades criando produtos mais personalizados, com preço competitivo, e ainda, acompanhar de perto todo o processo de produção dos produtos — o que se mostra de total importância, principalmente quando pensamos nas altas regulamentações do mercado. Inclusive, ao encapsular na sua empresa, você ganha maior flexibilidade de produção, podendo produzir conforme a sua demanda e assim fidelizar novos clientes.

Ficou interessado(a)? Então continue a leitura e entenda mais como e por que encapsular.

Encapsular por conta própria traz economia

Ao preencher cápsulas na sua própria empresa, você pode reduzir custos comprando cápsulas vazias em atacado. Inclusive, você pode comprar novas formulações como ervas, também em atacado, encapsular e lançar no mercado com preço competitivo. Assim também, você pode terceirizar seus serviços para outras empresas.

Naturalmente, encapsular suas próprias cápsulas exige investimento como a compra de uma encapsuladora. Mas, conciliando os benefícios citados e flexibilidade de produção, você pode recuperar rapidamente esse investimento.

Economize também seu tempo

Uma vez que você adquiriu uma encapsuladora, principalmente semiautomática ou automática, você pode encapsular a toda velocidade. Isso porque essas máquinas realizam os processos mais demorados do encapsulamento, que são a colocação e abertura das cápsulas. Uma encapsuladora automática, por exemplo, pode encapsular até 7.500 cápsulas por minuto.

Produza em conformidade com as altas regulamentações

Muitas são as regulamentações exigidas às indústrias de farmácia, suplementação alimentar, saúde e afins, não é mesmo? Afinal, é de suma importância garantir principalmente a saúde do paciente. Pensando nisso, é igualmente importante acompanhar de perto como e o que vai para dentro das suas cápsulas, assim como se o equipamento utilizado atende a regulamentações como as Boas Práticas de Fabricação (BPF). Pois adquirindo uma encapsuladora você tem a garantia de tudo isso, já que é você quem assume o controle da produção.

Você pode fazer suas próprias formulações

Com tantas novidades nas mais diversas prateleiras, assim como na Internet, ter a possibilidade de criar produtos mais personalizados pode ser um grande diferencial para sua empresa. Por exemplo, você pode preencher suas cápsulas com pellets + comprimidos, pellets + pequenas cápsulas, líquidos + pellets, líquidos + cápsulas e mais. Assim, entre diversas marcas no mercado, o seu produto pode se destacar e se tornar uma tendência.

Como encapsular?

Você pode fazer o encapsulamento manual como nas farmácias de manipulação, que utilizam a encapsuladora de bandeja, e também com encapsuladoras semiautomáticas ou automáticas.

No processo manual, a colocação, abertura e enchimento das cápsulas são feitos de modo inteiramente manual. Mais especificamente, o operador insere uma a uma as cápsulas na bandeja, depois as preenche com a formulação e então as fecha, também uma a uma.

No  encapsulamento semiautomático, basta o operador depositar as cápsulas no funil do equipamento, que elas serão succionadas e abertas automaticamente em um molde. Depois disso, o operador precisa soltar o molde preenchido com as cápsulas e transportar este para a estação de enchimento, onde se preenche, também automaticamente, as cápsulas. Por fim, o operador solta e insere o molde no disco de travamento, que trava as cápsulas. Como se pode ver, nesse processo semiautomático, a intermediação de um operador se faz necessária para transportar o molde para a estação de enchimento e disco de travamento.

Já no encapsulamento automático, todo esse processo é feito automaticamente, sem necessidade de intermediação de um operador para transportar um molde. No lugar, as cápsulas são preenchidas em vários segmentos e estes são transportados automaticamente, em movimentos circulares, passando pelas estações de enchimento e travamento.

Obviamente, a maior diferença entre os encapsulamentos manual, semiautomático e automático é a produtividade que se obtém. Assim, se você deseja adquirir uma encapsuladora para começar a preencher suas próprias cápsulas, um passo importante é avaliar seu volume de produção e estrutura disponível.

 

Dúvidas? Entre em contato conosco, estamos prontos para ajudar você a escolher a encapsuladora ideal para o seu negócio, inclusive considerando a sua estrutura.

 

Gostou? Você pode continuar a navegar por nosso blog e encontrar mais conteúdos como esse.


Autor: Equipe de Redação


Deixe o seu comentário: