Blog

Confira as novidades, tendências, dicas e muitos mais sobre o mundo da automação.

Como escolher punções e matrizes para produção de comprimidos?

Artigos, Prensa Rotativa de Comprimidos

Como escolher punções e matrizes para produção de comprimidos?

Os punções e as matrizes são ferramentas fundamentais para produção de comprimidos. Não à toa, pode-se dizer que a excelência e garantia de qualidade na produção de comprimidos são resultantes da escolha que se faz destas ferramentas. Afinal, são estas que vão determinar a forma e o tamanho dos comprimidos a serem produzidos.

Mas antes de escolhê-las, faz-se necessário considerar:

  • Design dos punções superior e inferior;
  • Design das matrizes;
  • Se há acabamentos e revestimentos especiais como comprimidos com dupla camada, impressões (por exemplo, data de fabricação), bordas arredondas e drageamento;
  • Material de fabricação dos punções e das matrizes;
  • Número de punções e matrizes;
  • Tipo de punção.

Ao mesmo tempo, os fornecedores dos punções e das matrizes devem possuir um bom conhecimento em relação aos comprimidos para os quais irão produzir as ferramentas. Por exemplo, para escolher o aço com que as produzirão, é importante considerar a forma do comprimido, a força de compressão e as características gerais do produto. Caso contrário, as ferramentas poderão sofrer danos como quebra e descamação, e os comprimidos, por sua vez, rachadura e perfuração, afetando-se então a integridade da produção.

Os tipos de punções e matrizes

É importante mencionar também que os punções e as matrizes dividem-se geralmente em 4 diferentes tipos:

Esses tipos são considerados padrões utilizados no mercado internacional atualmente, onde são conhecidos como Tablet Specification Manual (TSM) e Euro Standard (EU). O primeiro diz respeito ao padrão americano, enquanto o segundo, ao padrão do mercado europeu. Vale observar que os mais comuns são os tipos B e D. Mais especificamente, o B é menor e mais comum do que o D e, além disso, comumente mais preferido pelas empresas farmacêuticas. Entretanto, embora os padrões TSM e EU sejam muito similiares, não são intercambiáveis.

Diferenças entre os padrões TSM e EU
  • As configurações da cabeça do punção TSM têm um perfil superior angulado em relação ao perfil da cabeça abobadada do EU;
  • O ângulo da cabeça dos punções TSM B é de 37° em comparação com o do EU, que é de 30°;
  • A espessura geral da cabeça é maior nas configurações TSM B e D em comparação com a da EU;
  • O comprimento total do punção TSM é 0,010 polegadas menor que o do EU.
Punções multipontas

Os punções multipontas podem contribuir grandemente para uma maior produtividade, pois a quantidade de comprimidos produzidos por minuto é multiplicada pelo número de pontas dos punções. A título de exemplo, enquanto um punção tradicional, por assim dizer, produz 1 (um) comprimido, um punção multipontas pode produzir 8 (oito) comprimidos.

Exemplos de punções multipontas

Punções micropontas

Do mesmo modo, um punção micropontas é composto por várias pontas, com a exceção de que estas, como o próprio nome da ferramenta indica, possuem microtamanho. Por essa razão, pode vir com ainda mais pontas, o que, então, também poderá contribuir imensamente para uma maior produtividade.

Exemplo de punções micropontas

Punções personalizados

Em se tratando de punções e matrizes, muitas são as possibilidades. Seja o comprimido com ou sem ranhuras, de formato regular ou irregular ou, então, com acabamentos e revestimentos especiais, a certeza é de que haverá as ferramentas ideais para cada necessidade.

Exemplos de punções personalizados

No entanto, cabe ressaltar que é de suma importância certificar-se de que os punções e as matrizes irão realmente atender ao tipo de aplicação com que se deseja trabalhar, caso contrário as ferramentas não só poderão sofrer danos como quebra e descamação, como também poderão comprometer a integridade da produção.

Como escolher os punções e matrizes ideais?

Diante de tantas opções, talvez você esteja se perguntando como escolher as ferramentas certas para seu negócio. Bem, você pode começar considerando a produtividade que deseja obter, para chegar ao número de punções e matrizes necessárias para se atingir ao rendimento esperado. Isto é, se almeja uma grande produtividade, você deve considerar um maior número de ferramentas ou, então, punções multi ou micropontas (de acordo com os comprimidos). Além disso, você precisa considerar a forma e o tamanho dos comprimidos e observar se há a necessidade de produzi-los com acabamentos e revestimentos especiais, para chegar ao design, tipo e material das ferramentas. E ainda, você deve se certificar de que o fornecedor das ferramentas tenha um bom conhecimento em relação aos seus comprimidos, para que as produza compativelmente com eles; caso contrário, a integridade da sua produção poderá ser comprometida. Todavia, de fato, para uma escolha ideal de punções e matrizes, o mais recomendado é sempre contar com a ajuda de especialistas no assunto, pois dessa forma você tem total garantia de que serão levados em consideração todos os fatores necessários para que suas ferramentas tenham uma maior vida útil, compatibilidade com os seus produtos e que sua produção funcionará continuamente, sem inatividade.

 

Dúvidas? Entre em contato conosco, estamos prontos para ajudar você a escolher os punções e as matrizes certas bem como a prensa de comprimidos ideal para o seu negócio, inclusive considerando a sua estrutura.

 

Gostou? Você pode continuar a navegar por nosso blog e encontrar mais conteúdos como esse.


Autor: Equipe de Redação


Deixe o seu comentário: