Blog

Confira as novidades, tendências, dicas e muitos mais sobre o mundo da automação.

Como funciona uma compressora de comprimidos?

Artigos, Prensa Rotativa de Comprimidos

Como funciona uma compressora de comprimidos?

Se você já se perguntou como são produzidos os comprimidos, provavelmente você tenha se deparado com uma compressora ou então prensa rotativa de comprimidos, como também é conhecida. Afinal, atualmente essas máquinas são responsáveis por realizar o processo mais moderno de produção de vários tipos de comprimidos, chamado de compressão direta.

Quer saber mais sobre o funcionamento por trás desse processo? Nesse artigo fazemos uma introdução às compressoras de comprimidos, apresentando inclusive os termos e categorias para falar sobre essas máquinas e seus instrumentos fundamentais, para que você se familiarize mais com o universo acerca desses modernos equipamentos, utilizados em uma variedade de aplicações e segmentos.

O que são compressoras de comprimidos?

As prensas ou compressoras de comprimidos são máquinas utilizadas para transformar pós ou grânulos, em comprimidos. Elas se dividem entre prensas rotativas de múltiplas estações e prensas de estação única. Mas para melhor entendermos a diferença entre essas duas categorias, faz-se necessário conhecermos mais o que são punções e matrizes, instrumentos fundamentais quando falamos sobre compressoras de comprimidos.

Punções e matrizes

Exemplos de diferentes punções e matrizes

Os punções têm por função fazer a compressão das matérias-primas. Para isso, são instalados paralelamente em uma plataforma, onde se encontram para compressão direta da matéria-prima.

As matrizes por sua vez são instrumentos instalados entre os pares de punções. São nas cavidades destas que os pares de punções se encontram para realizarem o processo de compressão.

Entendendo o princípio de funcionamento básico das máquinas

O processo de compressão direta é realizado pelo par de punções e sua respectiva matriz. Quando se deposita a matéria-prima (por exemplo, pó) no funil da máquina, esta vai para a cavidade da matriz, onde já se encontra o punção inferior, que inclusive lá determina o volume de matéria-prima a ser comprimida. Então, inicia-se o processo de compressão direta, em que ambos os punções se encontram para compactar a substância e, assim, formar o comprimido. Uma vez formado, o punção superior recua, e o punção inferior move-se para cima, liberando o comprimido, que por sua vez é enviado para a área de saída da máquina.

Prensas de comprimidos de estação única 

Exemplo de prensa de estação única

Uma compressora de comprimidos de estação única possui uma única matriz e par de punções. É utilizada para produzir baixos volumes de comprimidos básicos, mas ainda assim, pode ser empregada em uma variedade de aplicações, que vão desde de comprimidos cosméticos a farmacêuticos, por exemplo.

O princípio de funcionamento básico de uma prensa de estação única se configura como descrevemos acima e, assim também, como o diagrama a seguir:

Princípio operacional de uma prensa de estação única

Prensas rotativas de múltiplas estações

A maioria das prensas de múltiplas estações adota uma plataforma giratória com várias matrizes e pares de punções. Sendo assim, a diferença entre essas prensas e as de estação única está principalmente na produtividade que se obtém com cada qual. Pode-se dizer que, quanto maior o número de punções e matrizes, maior será a quantidade de comprimidos produzida. Além disso, as prensas rotativas são mais automáticas e demandam menor mão de obra, fatores estes que contribuem também para uma maior produtividade.

O princípio de funcionamento básico das prensas rotativas também é o mesmo daquele descrito acima, mas aqui o processo acontece em uma plataforma rotatória com múltiplas punções e matrizes:

Princípio operacional de uma prensa rotativa de múltiplas estações

Vale observar ainda que os punções e as matrizes para as prensas rotativas podem ser customizadas para produzirem uma variedade de formatos e tamanhos de comprimidos:

Exemplos de diferentes designs de punções e matrizes

Concluindo

Como vimos até aqui, produzir comprimidos pode ser mais fácil do que parece. Podemos encontrar compressoras de comprimidos para pequenas, médias e grandes produções e também para uma variedade de aplicações e segmentos, como de suplementação alimentar, nutracêuticos, farmacêuticos, químicos e muitos outros. Além disso, vimos também que é possível customizar os punções e as matrizes dessas máquinas para produzirem inclusive comprimidos em formatos e/ou acabamentos especiais, o que, a propósito, é um fator de grande importância para se destacar no mercado competitivo de hoje.

Conheça nossas soluções em compressoras de comprimidos

Interessado(a) em começar um negócio próprio? Ou então já o possui, mas ainda terceiriza sua produção? Quer ter maior controle e flexibilidade na hora de produzir? E por que não começar a terceirizar por conta própria? Pois então entre em contato conosco, estamos prontos para ajudar você a escolher a prensa rotativa de comprimidos ideal para o seu negócio, inclusive considerando a sua estrutura.

 

Gostou? Você pode continuar a navegar por nosso blog e encontrar mais conteúdos como esse.


Autor: Equipe de Redação


Deixe o seu comentário: