Blog

Confira as novidades, tendências, dicas e muitos mais sobre o mundo da automação.

Como são feitas as balas de goma?

Artigos, Linha para Balas de Goma

Como são feitas as balas de goma?

Amplamente populares as balas de goma são conhecidas por diversos tamanhos, cores e formatos (ursinhos, minhocas, gotas, bocas, corações, entre outros). São doces gelatinosos compostos de gelatina, adoçantes, aromatizantes e corantes, que podem ser fabricados pela indústria de doces ou indústrias de suplementação alimentar e nutracêuticas.

Como são feitas as balas de goma?

Na maioria das vezes, as receitas são desenvolvidas por químicos, engenheiros e técnicos em alimentos. Para sua elaboração são realizada inúmeras pesquisas e testes de textura, sabor e aparência, até chegar no produto ideal.

O principal ingrediente para formação da consistência de goma são os agentes gelificantes, os mais usados são gelatina, pectina, amido, carragena, agar agar, goma arábica e blends. A escolha do ingrediente reflete no aspecto da goma desejada e por este motivo os mais empregados nas indústrias nacionais são gelatina e pectina.

É importante saber que o processo de fabricação dessas balas é realizado em fôrmas de amido, silicone ou alumínio teflonado, distribuídas em linha. Elas são preenchidas com a receita da goma e, em seguida, resfriadas. Após isso, a receita adquire o formato, e as balas são retiradas dos moldes.

No que se refere à produção em massa, avanços consideráveis têm sido feitos para aumentar a velocidade e a eficiência do processo de fabricação das balas de goma.

Gelatina x Pectina

A gelatina é proteína pura. Ela cria géis relativamente fortes que são formados por associações de filamentos de proteínas que se enredam e se unem para formar fortes junções.

Isso confere às balas de goma uma maior possibilidade de alongamento (basta pensar nas balas em forma de minhoca). Além do princípio de termoreversível, que em altas temperaturas faz o gel voltar para a forma líquida; em baixas, para a forma de gel.

Por esse motivo as balas de gelatina apresentam a desvantagem de derreter quando transportadas para longas distâncias. E ainda, devido à sua origem animal, não atendem aos consumidores vegetarianos ou veganos.

Bala de Goma - Gelatina

Balas de gelatina

Já a pectina é um agente espessante e gelificante natural, proveniente, na maioria dos casos, de maçã ou frutas cítricas. Por isso, ela pode ser usada com segurança pelas pessoas que seguem uma dieta vegetariana ou vegana.

No que se refere às balas de pectina, elas têm uma textura mais mole e macia que facilita a mastigação, além de uma boa entrega de sabor. Mas, também, muito mais curta e quebradiça do que as gomas de gelatina.

Bala de Goma - PecticinaBalas de pectina

Linha para Fabricação de Suplementos e Balas de Goma

As linhas para fabricação de Suplementos e Balas de Goma são responsáveis por produzir uma ampla variedade de produtos, como as famosas balas tipo Gummy, Jelly Babies, vitaminas e suplementos. São fundamentais para produções contínuas e com padrão de qualidade.

Linha de Equipamentos para Fabricação de Balas em Goma - SCL150

Linha para Balas de Goma – SCL150

Veja na prática como funciona

Se perguntando qual o processo ideal para o seu negócio?

O Grupo Tecfag conta com um time de especialistas no assunto para ajudar você a encontrar a solução ideal para o seu negócio. Levando em consideração a sua estrutura temos linhas para fabricação de balas e suplementos em goma compacta e completa. Entre em contato conosco!


Autor: Equipe de Redação


Deixe o seu comentário: