Blog

Confira as novidades, tendências, dicas e muitos mais sobre o mundo da automação.

Como são feitas as balas de goma?

Artigos, Linha para Balas de Goma

Como são feitas as balas de goma?

Amplamente populares na indústria de doces, as balas de goma são doces gelatinosos compostos de gelatina, adoçantes, aromatizantes e corantes, e podem também exercer a função de suplemento vitamínico, atendendo às indústrias de suplementação alimentar, nutracêuticas e afins. Além disso, essas balas podem ser encontradas em diversos tamanhos e formatos (por exemplo, ursinhos, minhocas etc.), e isso se deve ao seu processo de produção, — tema do artigo de hoje.

Como são feitas as balas de goma?

Comumente, as receitas das balas de goma são desenvolvidas por técnologos em alimentos e químicos. Misturando todos os ingredientes, eles podem controlar as várias características das balas, como textura, sabor e aparência. Entre os ingredientes principais estão água, gelatina, adoçantes, aromatizantes e corantes.

O ingrediente fundamental por conferir a característica de goma à bala é a gelatina, derivada da pele, ossos e tecidos conjuntivos de animais e que forma soluções densas ou géis, quando colocada em água. Vale observar que esses géis, quando utilizados na concentração adequada, adquirem a textura mastigável da bala. Além disso, eles são termorreversíveis, ou seja, ficam mais finos conforme são aquecidos, o que faz com que as balas de goma derretam na boca de quem as consome. Inclusive, a textura e a quantidade de tempo que a bala leva para se dissolver na boca são controladas pela quantidade de gelatina utilizada na receita.

Dito isso, é importante saber que o processo de fabricação dessas balas é realizado em fôrmas de amido, distribuídas em linha. Elas são preenchidas com a receita da bala e, em seguida, resfriadas. Após isso, a receita adquire a forma de bala, e as balas são, então, retiradas das fôrmas.

No que se refere à produção em massa, avanços consideraveis têm sido feitos para aumentar a velocidade e a eficiência do processo de fabricação das balas de goma:

Linha para Balas de Goma

As linhas para balas de goma são responsáveis por produzir uma ampla variedade de balas, como as famosas balas tipo Gummie, Jelly Babies, vitaminas em goma e balas de pectina. São ideais para produções que necessitam produzir continuamente e, ao mesmo tempo, com padrão de qualidade.

Linha para Balas de Goma – SCL150

Gelatina vs. pectina

A gelatina é proteína pura. Ela cria géis relativamente fortes que são formados por associações de filamentos de proteínas que se enredam e se unem para formar fortes junções.

Isso confere às balas de goma uma maior possibilidade de alongamento (basta pensar nas balas em forma de minhoca), além do princípio de termorreversibilidade, que, em altas temperaturas, faz o gel voltar para a forma líquida; em baixas, para a forma de gel.

Todavia, por esse mesmo motivo, as balas de gelatina apresentam a desvantagem de derreter quando transportadas para longas distâncias. E ainda, devido à sua origem, comumente animal, não atendem aos consumidores vegetarianos ou veganos.

Balas de gelatina

Já a pectina é um agente espessante e gelificante natural, proveniente, na maioria dos casos, de maçã ou frutas cítricas. Por isso, ela pode ser usada com segurança pelas pessoas que seguem uma dieta vegetariana ou vegana.

No que se refere às balas de pectina, elas têm uma textura mais mole e macia que facilita a mastigação, mas também muito mais curta e quebradiça do que as gomas de gelatina.

Balas de pectina

Se perguntando qual o processo ideal para o seu negócio?

O Grupo Tecfag conta com um time de especialistas no assunto para ajudar você a encontrar a solução ideal para o seu negócio, inclusive levando em consideração a sua estrutura.

Quer ver mais conteúdos como esse? Então continue a navegar por nosso blog.


Autor: Equipe de Redação


Deixe o seu comentário: