Blog

Confira as novidades, tendências, dicas e muitos mais sobre o mundo da automação.

Paletizadoras automáticas: uma solução com excelente custo-benefício

Artigos, Paletizadora

Paletizadoras automáticas: uma solução com excelente custo-benefício

Você já pensou no papel que as paletizadoras automáticas têm dentro das empresas e indústrias? Caso sim, pode ter chegado à conclusão de que elas desempenham mais de uma função como, por exemplo, aumentar o rendimento de paletes embalados e uniformizar o empacotamento deles, economizar filme stretch e mais. Mas será que você também imaginou como essas máquinas podem influenciar a maneira como os seus clientes veem a sua empresa, a sua marca?

Ora, o empacotamento é a última etapa de uma linha de produção, mas é a primeira coisa que os clientes veem após receberem os produtos. Logo, empacotá-los com segurança e uniformidade é de suma importância para garantir o sucesso dos seus produtos no mercado. E é aí que entram as paletizadoras automáticas.

Responsáveis por embalar paletes e mercadorias automaticamente, de modo uniforme, utilizando a tensão e a quantidade de filme stretch necessárias, essas máquinas protegem os produtos contra danos, economizam tempo e filme ao embalarem, aumentam o rendimento envolvendo mais paletes em menos tempo, com padrão de qualidade, e também se adaptam facilmente a uma variedade de aplicações (por exemplo, envolvimento de caixas, galões, tubos etc.), o que as tornam capazes de atuar nas indústrias em geral.

Por essa razão, investir em uma paletizadora automática pode ser o diferencial de que o seu negócio precisa. E foi pensando nisso que preparamos este artigo para você, para que se aprofunde mais sobre o assunto compreendendo todos benefícios que as máquinas trazem, como funcionam, e ainda, como escolher o modelo ideal para o seu negócio.

Como funciona uma paletizadora

Nas paletizadoras automáticas, coloca-se o palete a ser envolvido sobre uma plataforma giratória e, em seguida, por meio de painel digital (IHM/CLP), o operador inicializa a máquina, cuja plataforma começa, então, a girar, fazendo um sistema aplicador de stretch subir e descer envolvendo o palete completamente.

Vale observar que, durante a operação, o operador pode facilmente configurar a máquina de acordo com a sua necessidade definindo, por exemplo, tensão de pré-estiramento, dobragem de filme, quantidade de voltas na base, no centro e no topo dos produtos e mais.

Não à toa, as paletizadoras automáticas se apresentam como uma das soluções mais populares do mercado para envolvimento de paletes com filme stretch, podendo ser configuradas para diversos tipos de aplicação e necessidades e, assim também, utilizadas nas indústrias em geral.

Aplicação de filme stretch automática vs. manual

Ao falar sobre paletizadoras automáticas, é importante observar também a economia de filme stretch que as máquinas trazem, bem como o aumento de rendimento produtivo que oferecem — principalmente quando comparadas às aplicações de filme feitas manualmente.

Envolver paletes manualmente é uma tarefa que exige naturalmente não só mais mão de obra e tempo de trabalho, como também stretch. Para se ter uma ideia, um operador consegue estirar o filme em uma taxa de apenas 10% a 20%, enquanto uma paletizadora automática, de 200% a 300%, graças a função de pré-estiramento com que as máquinas podem vir. Logo, com uma paletizadora automática, embala-se mais, com menos, e ainda, com muito mais agilidade e liberação de mão de obra.

Assim, se em um primeiro momento a aplicação de filme stretch manual parecer ser a opção mais viável em termos financeiros, saiba que você poderá perder dinheiro com desperdício de filme, mão de obra e maior tempo de trabalho para embalar os paletes, caso decidir empregá-la.

Por isso, recomendados que, sempre que possível, estude a possibilidade de fazer um investimento inicial maior obtendo uma paletizadora automática, pois, em pouco tempo, poderá ver o seu investimento retornando para você.

Conheça os benefícios de utilizar uma paletizadora automática

Talvez você já tenha percebido que muitos são os benefícios de se ter uma paletizadora automática na sua empresa. Ao mesmo tempo que se apresentam como uma solução de excelente custo-benefício, essas máquinas ainda se destacam por:

  • Proteger os produtos contra danos, poeira e umidade: Utilizando a tensão e a quantidade de filme stretch necessárias, as paletizadoras embalam os paletes  de maneira uniforme e completa, evitando que as mercadorias sejam danificadas e/ou contaminadas.
  • Garantir a segurança do operador: Com auto nível de automação e painel digital (IHM/CLP) com touch screen, essas paletizadoras exigem mínima interferência manual, evitando que o operador se esforce demais ou sofra lesões durante a aplicação de filme.
  • Economizar tempo de produção: Ao embalar paletes e produtos automaticamente, economiza-se tempo e esforço de trabalho que podem ser utilizados em outros processos.
  • Aumentar rendimento de filme stretch: Como vimos, as paletizadoras automáticas podem esticar o filme stretch em uma taxa de estiramento de 200% a 300%, o que é muito superior à taxa obtida por meio de aplicações manuais.
  • Aumentar o rendimento produtivo: Uma paletizadora automática torna possível embalar paletes de forma mais rápida, inclusive acompanhando o ritmo produtivo de muitas linhas de produção.
  • Uniformizar a produção: Ao longo da produção, o envolvimento dos produtos é realizado utilizando-se a mesma taxa de estiramento, o que mantém a uniformidade e o padrão de qualidade dos paletes.
  • Otimizar o controle de estoque: Reunir as mercadorias em paletes é uma ótima escolha ao estocá-las. E, com uma paletizadora automática, você pode embalar quantos paletes desejar antes de pô-los em estoque, sem se preocupar com desperdício de filme, desgaste do operador, tempo de trabalho etc.

Como escolher a paletizadora ideal para o seu negócio

Agora que você sabe como as paletizadoras automáticas funcionam e quais são seus benefícios, é importante que compreenda como escolher o modelo de máquina ideal para o seu negócio.

Primeiramente, você pode avaliar a sua produtividade atual perguntando-se quantos paletes embala por dia, — mas não pare por aí: pergunte-se também quantos pretende ou acredita que estará embalando em 5, 10 anos. Isso porque, desse modo, você poderá comparar a sua produtividade com a do equipamento que está estudando. Na Tecfag, por exemplo, as paletizadoras automáticas com plataforma giratória podem embalar até 40 paletes por hora em produção contínua.

Além disso, é importante se perguntar ainda se a sua produção necessita de funções personalizadas como, por exemplo, pré-estiramento de filme stretch e/ou suporte de fixação para produtos mais leves.

Paletizadora Automática com Suporte – BL2000B (Modelo com pré-estiramento e suporte)

Dessa forma, você poderá obter uma paletizadora que atenda a todas as suas demandas produtivas e, assim, tirar o máximo de proveito do equipamento.

Você sabia?

Na Tecfag temos um time de especialistas para fazer uma análise da sua linha de produção, com o objetivo de oferecer o equipamento ideal para o seu negócio, inclusive considerando todas as especificidades dele — seja por meio de desenvolvimento de projetos exclusivos, seja por meio de visita técnica.

Gostou? Entre em contato conosco clicando aqui.

 

Quer ver mais conteúdos como esse? Então continue a navegar por nosso blog.


Autor: Equipe de Redação


Deixe o seu comentário: