Blog

Confira as novidades, tendências, dicas e muitos mais sobre o mundo da automação.

Qual a história das cartelas de blister?

Artigos, Termoformadora de Blister

Qual a história das cartelas de blister?

Você já se perguntou sobre como e por que surgiram as cartelas de blister? Se como nós, da Tecfag, você tem curiosidade em saber mais sobre a história dos produtos presentes em nosso dia a dia, então esse texto é para você. Nele, abordaremos desde o surgimento ao cenário atual das cartelas de blister, evidenciando inclusive os fatores que contribuíram para sua difusão pelo mundo todo.

Quando surgiram as cartelas de blister?

Comumente se remete a origem dos blisters com o aparecimento das pílulas contraceptivas no início dos anos 1960. Entretanto, é importante observar que antes disso já se acondicionava produtos como medicamentos em cartelas. As primeiras cartelas utilizavam um sistema de lacre conhecido como peel-off, diferentemente das maiorias do blisters de hoje, que utilizam a folha de alumínio push-through pack (PTP).

Blister peel-off

Blister PTP

De fato, independentemente de se considerar o surgimento dos blisters antes ou depois dos contraceptivos, a verdade é que esses medicamentos foram um fator crucial para a popularização dos blisters no mercado. Isso porque, com eles, surgiram os blister calendários, que contribuíram para que os pacientes ingerissem os medicamentos no tempo correto.

Blister calendário

Quando as cartelas de blister se difundem no mercado?

Ainda nos 1960, as cartelas calendário são escolhidas para o consumo dos contraceptivos e isso faz com que outras vantagens dos blisters tornem-se rapidamente evidentes: a conveniência de consumir os medicamentos e também a proteção principalmente contra adulteração dos produtos.

Ao mesmo tempo, fabricantes de máquinas acompanham a nova tendência produzindo termoformadoras de blister. Primeiro, fabricantes alemães; depois, italianos, e, então, de outros países. Vale observar aqui que o princípio operacional dessas termoformadoras iniciais se assemelhavam ao dos modelos atuais. Ou seja, as máquinas também realizavam a formação, selagem e corte das cartelas. As diferenças são realmente a produtividade, possibilidade de integração a outras máquinas para formar uma linha de produção e maior aplicabilidade — em que as termoformadoras modernas são, naturalmente, superiores.

Modelo de termoformadora de blister antigo

Modelo de termoformadora moderno Termoformadora de Blister – EVOLUTION 140

Quais são os insumos das cartelas de blister?

As primeiras cartelas de blister começam a ser produzidas com PVC e alumínio (PVC-ALU). Então, ao longo dos anos, começa-se a desenvolver novas alternativas de combinações como PVC/PVDC, filmes multicamadas, PET e PP e ALU ALU.

PVC/PVDC

ALU ALU

PET e PP

O que determinou a escolha dos materiais das cartelas de blister?

Em 1970, nos Estados Unidos, entra em vigor a Lei de Embalagens de Prevenção de Envenenamentos, que traz rígidas regulamentações, especialmente as Embalagens Resistentes a Crianças (embalagens especiais usadas para reduzir o risco de crianças ingerirem produtos perigosos). Como resultado, começa-se então a produção de vários tipos de cartelas de blister, inclusive de modelos mais complexos de produzir e abrir.

Como está o cenário atual em relação às cartelas de blister?

Com a crescente tendência das Termoformadoras de Blister, é natural que as demandas por cartelas de blister cresçam ainda mais. Assim também, é de se esperar sempre novos desenvolvimentos e soluções, afinal hoje já se pode reciclar as cartelas inclusive de modo totalmente ecológico. Portanto, a história das cartelas de blister continua a avançar e há empresas contribuindo grandemente com isso.

Gostou? Continue acompanhando o blog da Tecfag para mais conteúdos como esse.

 


Autor: Equipe de Redação


Deixe o seu comentário: