Blog

Confira as novidades, tendências, dicas e muitos mais sobre o mundo da automação.

Qual a importância da embalagem a vácuo?

Artigos

Qual a importância da embalagem a vácuo?

A embalagem a vácuo é um dos processos mais populares de embalagem no mercado, fazendo parte do dia a dia de cozinhas comerciais e industriais, produtores rurais, supermercados, empresas de laticínios, frigoríficos, butiques de carnes e muito mais.

Como verá ao longo deste post, o processo oferece múltiplos benefícios, além de uma operação simples e eficiente que pode ser realizada por meio de uma seladora a vácuo.

O que é embalagem a vácuo?

É um processo que visa preservar e proteger produtos embalados por meio de extração de ar, a fim de evitar que os mesmos sofram oxidação e, consequentemente, deterioração.

É comumente usado para armazenar alimentos secos por um longo período de tempo, como cereais, nozes, carnes curadas, queijo, peixe defumado, café e batatas fritas. Já a curto prazo, pode ser usado para armazenar alimentos frescos, como vegetais, carnes e líquidos, porque inibe o crescimento bacteriano.

Por que a embalagem a vácuo conserva os alimentos?

A embalagem a vácuo remove o ar do saco plástico antes de o selar, estendendo a vida útil dos produtos embalados e tornando os pacotes mais compactos, uma vez que o volume deles é reduzido ao final do processo.
Em outros termos, a embalagem a vácuo é responsável por reduzir o oxigênio atmosférico, limitando o crescimento de bactérias aeróbicas ou fungos e evitando a evaporação de componentes voláteis.

Como usar embalagem a vácuo?

O processo é realizado por meio de seladoras a vácuo, onde se insere o saco plástico com o produto. De modo geral, as seladoras a vácuo se dividem em:

Seladora a vácuo de câmara simples

Seladoras a vácuo de câmara simples demandam que o produto seja colocado dentro da máquina, com um saco plástico como embalagem. Assim que o produto é colocado na máquina, a tampa é fechada e o ar é retirado. Em seguida, ocorre a selagem a quente dentro da câmara que irá selar o saco. Feito isso, a câmara é recarregada com ar e a pressão comprime todo o ar restante do saco. Por fim, a tampa é aberta, e o produto, retirado.

Seladoras de câmara simples são normalmente usadas ​​para embalagens de baixo a médio volume. Este estilo de máquina a vácuo também é capaz de selar produtos com líquidos devido à pressão igual na câmara e no saco, eliminando o risco de o líquido ser sugado para fora da borda aberta da embalagem.

Seladora a vácuo câmara dupla

O principio de funcionamento deste modelo é o mesmo que o da seladora a vácuo de câmara simples; mas, com dupla câmara, aumenta a velocidade de produção. Por exemplo, enquanto o processo de vácuo é realizado em uma câmara, o operador pode se adiantar e preparar as outras embalagens a serem seladas na segunda câmara.

Quando surgiu a embalagem a vácuo?

A tecnologia de embalagem a vácuo teve origem na década de 1940.

Desde a aplicação bem-sucedida de filmes plásticos de poliéster e polietileno em embalagens de commodities em 1950, as máquinas de embalagem a vácuo desenvolveram-se rapidamente.

Qual embalagem a vácuo?

As embalagens podem ser encontradas em diferentes materiais como PA ou PE e são oferecidas com diferentes mícrons de espessura dependendo das características do produto.

Onde comprar embalagens a vácuo?

Na Tecfag temos embalagens a vácuo para uma ampla variedade de demandas produtivas, seja pequenas embalagens de 15 a 20 cm, seja grandes embalagens de 25 a 35cm, por exemplo.

 

Quer saber mais? Entre em contato conosco, temos um time de especialistas pronto para ajudar você a se aprofundar mais sobre o assunto.

E também, se gostou desse post, você pode continuar a navegar por nosso blog e encontrar mais conteúdos como esse.


Autor: Equipe de Redação


Deixe o seu comentário: