Blog

Confira as novidades, tendências, dicas e muitos mais sobre o mundo da automação.

Como revestir comprimidos?

Artigos, Revestidora de Comprimidos

Como revestir comprimidos?

Há vários tipos de comprimidos, cada qual com suas funções. Da mesma forma, os comprimidos revestidos, incluindo as drágeas, apresentam funções exclusivas, — de que falaremos aqui hoje. Além disso, apresentaremos os equipamentos responsáveis pelo processo de revestimento dessas preparações sólidas. Então, se você quer saber mais sobre revestimento de comprimidos e também como e por que os revestir, continue a leitura deste artigo que preparamos para você.

O que é drageamento?

Primeiramente, para um melhor entendimento do conteúdo, convém fazermos uma introdução aos termos utilizados para falar sobre revestimento de comprimidos.

A começar pelo drageamento, este termo designa um processo de revestimento de comprimidos ou preparações sólidas somente com açúcar. Esse açúcar pode ser colorido ou incolor, e as preparações podem ser tanto formas farmacêuticas sólidas como doces. Esse revestimento é feito em praticamente 3 (três) camadas, e o núcleo deste é um comprimido biconvexo. Os comprimidos revestidos adquirem formato redondo, maior brilho e levam o nome de drágea.

É interessante observar a origem da palavra “drágea”, que, advinda do francês “dragée”, significa “confeito com nozes, amêndoas e pistache recoberto de açúcar”. Isso porque, esse significado, ou melhor, essa ideia de confeito recoberto por açúcar foi utilizada pela indústria farmacêutica, em um primeiro momento, com o objetivo de mascarar o sabor dos farmácos e conferir a estes uma melhor aparência, e, depois, evoluiu para a finalidade principal de promover gastrorresistência aos mesmos.

Assim, as drágeas podem conferir às preparações coloração, brilho, formato arredondado, sabor doce e, ao mesmo tempo, as proteger contra umidade, entrada de luz e ação gástrica.

Drágea

O que é revestimento de comprimido?

Da mesma forma que as drágeas, os comprimidos revestidos com película podem conferir apelo estético às preparações, bem como protegê-las contra o ambiente e influenciar sua liberação. A diferença está no processo. Mais especificamente, os comprimidos revestidos com película são produzidos em menor tempo, assim como em menor peso e tamanho. Para se ter uma ideia, o peso das preparações após o drageamento aumenta aproximadamente de 30 a 50%, enquanto no revestimento com película, de 2 a 3%. Inclusive, isso está relacionado ao fato de que os comprimidos com pelicula têm, praticamente, apenas 1 (uma) camada, diferentemente das drágeas, que têm 3 (três).

Além disso, a película de revestimento pode ser em base aquosa ou não aquosa e permite o uso de relevos e gravações em sua superfície e tem maior resistência à abrasão. É importante destacar também que esse revestimento se contorna à forma do produto e tem o núcleo liso ou biconvexo. Assim, o processo de revestimento com película se apresenta como uma solução mais versátil.

Comprimido revestido com película

Como revestir comprimidos 

De modo geral, os equipamentos para revestimento de comprimidos ou preparações sólidas dividem-se em três tipos, a saber:

Drageadeira tipo tangerina

A drageadeira tipo tangerina possui um tambor de formato côncavo, cujo diâmetro pode ir de 15 a 200 cm. Esse tambor é normalmente inclinado em ângulo de 45°, e a máquina possui um motor elétrico que o roda horizontalmente em cerca de 25 a 40 rpm (de acordo com o produto). Além disso, a máquina possui uma entrada que fornece ar quente ao processo, para secagem do revestimento dos comprimidos.

Durante o processo, o ar é ejetado por uma saída de exaustão, e os revestimentos são aplicados por banho ou aspersão. Em relação a esse último método, o de aspersão, é importante observar que promove um revestimento mais rápido, uma distribuição mais uniforme da solução; reduz o tempo de secagem e permite um revestimento contínuo.

Drageadeira tipo tangerina

Drageadeira tipo cone ou turbina

A drageadeira tipo cone ou turbina possui um tambor de revestimento que pode ser parcial ou totalmente perfurado. Essa configuração permite que o ar entre no leito e passe completamente pelos comprimidos, saindo pelas perfurações, o que otimiza a secagem dos comprimidos. Além disso, o leito é totalmente fechado e roda horizontalmente, sem inclinação. É importante destacar também que esse tipo de drageadeira é caracterizado por uma alta capacidade de revestimento.

Drageadeira tipo cone ou turbina

Sistema de revestimento de leito fluidizado

O sistema de revestimento de leito fluidizado é utilizado para fazer secagem de granulado e também pode ser empregado para revestimento de comprimidos. Caracteriza-se por um leito vertical e seu princípio operacional se assemelha ao das drageadeiras mostradas acima, mas, nesse sistema, os comprimidos flutuam, de modo que bicos aspersam a suspensão de revestimento neles.

Essa aspersão pode ser: (1) superior, em que, após a colocação dos comprimidos na máquina, ela os sopra de baixo para cima com ar quente e de cima para baixo jateia a suspensão de revestimento neles; (2) inferior (modo conhecido como Wurster), em que o ar é soprado de cima para baixo e a suspensão jateada de baixo para cima; ou (3) tangencial, em que há um disco embaixo da máquina que, além de soprar os comprimidos, gira os mesmos, e os bicos aspersores ficam no meio.

 

Sistema de revestimento de leito fluidizado

Por que revestir comprimidos?

Os comprimidos revestidos podem apresentar várias funções:

  • Mascarar odor, sabor e cor do medicamento;
  • Providenciar uma proteção física e química à preparação farmacêutica;
  • Controlar o tempo de liberação do comprimido;
  • Proteger o comprimido contra a ação gástrica;
  • Promover uma função decorativa, com acabamentos, cores, impressões;
  • Proteger o comprimido contra o ambiente (particularmente contra ar, umidade e luz);
  • Fácil manuseio, particularmente em linhas de envase e/ou empacotamento de alta velocidade e contadoras automáticas;
  • Evitar contaminação cruzada;
  • Isolar o núcleo do comprimido protegendo-o de interações que alterem a sua composição;
  • Aumentar a rigidez do comprimido, o que o torna mais resistente ao manuseio;
  • Facilitar a deglutição;
  • Aumentar o tempo de estabilidade do núcleo;
  • Configurar maior tempo de prateleira ao produto;
  • Entre outras coisas mais.

Qual é o equipamento ideal para o meu negócio?

Ao procurar por um equipamento para revestimento de comprimidos, é importante considerar princípio operacional, design, estrutura, capacidade de ar, composição de revestimento e produtividade. Isso porque, desse modo, você assegura por completo todo o processo de revestimento dos seus comprimidos. No entanto, checar apropriadamente todos esses fatores nem sempre é uma tarefa fácil — e é por isso que, na Tecfag, oferecemos consultas gratuitas sobre esse e outros equipamentos, para ajudar você a escolher a solução ideal para o seu negócio.

Gostou? Você pode continuar a navegar por nosso blog e encontrar mais conteúdos como esse.


Autor: Equipe de Redação


Deixe o seu comentário: