Confira as novidades, tendências, dicas e muitos mais sobre o mundo da automação.
As cápsulas estão muito presentes em nosso dia a dia. Podemos encontrá-las em diferentes tipos, tamanhos e cores. E, por fatores como o constante crescimento do mercado farmacêutico e as encapsuladoras automáticas, prevê-se que nos anos vindouros elas estarão ainda mais presentes em nosso cotidiano.
E por que não conhecer mais sobre as cápsulas? Como: de que são feitas? Como são preenchidas? Qual cápsula é melhor?
Se como nossa equipe, você acha enriquecedor conhecer mais sobre os processos de manufatura por trás dos muitos produtos que nos circundam diariamente, então fique conosco e continue a leitura.
Do Latim capsula, diminutivo de capsa, “caixa, baú, arca”, cápsula é, assim, um envoltório solúvel em que se deposita formulações farmacêuticas, nutracêuticas e afins para veiculação e deglutição das mesmas. Seu envoltório é composto por uma tampa e uma membrana que podem ser duras ou moles.
Na hora de produzir cápsulas, há diferentes ingredientes. Isso porque as cápsulas devem atender às necessidades de dieta dos pacientes. Assim, tem-se as:
As cápsulas de gelatina, conhecidas também como cápsulas duras, são compostas principalmente de gelatina, que por sua vez é um produto animal derivado do colágeno, que se pode extrair da pele e ossos de animais. Mas, além de gelatina, elas podem conter também materiais como plastificante, corantes, agentes opacificantes e conservantes que permitem a formação das cápsulas e melhoram seu desempenho. Além disso, essas cápsulas contêm de 12 a 16% de água, mas o teor de água pode variar, dependendo das condições de armazenamento.
Para os pacientes vegetarianos, pode-se substituir a gelatina por outro ingrediente como o pululano, um tipo de polissacarídeo solúvel em água, ou, a hipromelose, um semissintético, inerte, viscoelástico do polímero utilizado como um lubrificante oftálmico.
Já para os pacientes veganos pode-se substituir a gelatina por tapioca. As cápsulas de tapioca, conhecidas também como tapiocaps, são cápsulas produzidas a partir da fermentação natural da goma de tapioca e são glúten free e isenta de gordura e sódio. Entre as vantagens das tapiocaps estão:
Mas saiba que é possível também produzir cápsulas veganas utilizando matriz de amido de batata, que é uma substância transparente, suave e neutra semelhante à gelatina.
As cápsulas softgel, conhecidas inclusive como cápsulas de gelatina mole, são também compostas principalmente de gelatina, mas necessitam de ingredientes adicionais (por exemplo, glicerina) para chegarem a sua conhecida textura. Além disso, são ideais para produtos líquidos ou semissólidos.
Semelhantemente aos exemplos acima, pode-se atender aos pacientes vegetarianos ou veganos substituindo a gelatina de origem animal por uma substância que a ela se assemelha, à base de amido e carragena, de sabor e cor neutros, fácil digestão e origem vegetal.
O enchimento das cápsulas pode ser feito manualmente como em farmácias de manipulação, e também, semi ou automaticamente, com encapsuladoras semiautomáticas ou automáticas. Independentemente de automatizado ou não, o processo de enchimento é praticamente o mesmo. Mais especificamente, as cápsulas são abertas, colocadas na bandeja ou molde e, então, preenchidas com a formulação. Entretanto, é importante observar também que a produtividade obtida pelo processo manual é diferente daquela obtida pelo automatizado. Uma encapsuladora automática de grande porte, por exemplo, pode produzir 3800 cápsulas por minuto.
Em relação à encapsulação manual, todo o processo é feito manualmente, inclusive a colocação e abertura das cápsulas. No processo semiautomático, as cápsulas são colocadas e abertas no molde automaticamente; e a intermediação de um operador se faz necessária apenas para transportar o molde para a estação de enchimento da máquina, onde também se preenche automáticamente as cápsulas com as formulações. Já na encapsulação automática todo esse processo é feito continuamente pela máquina:
Como vimos as cápsulas podem ser produzidas com diferentes ingredientes, para atender a determinados requerimentos de dieta dos pacientes. Portanto, a melhor cápsula é aquela que pode atender realmente a sua necessidade, por exemplo, alimentar, cultural e assim por diante.
Agora que você sabe mais sobre cápsulas, aproveite e continue a navegar por nosso blog, onde você encontra mais conteúdos como esse.
Autor: Equipe de Redação