Confira as novidades, tendências, dicas e muitos mais sobre o mundo da automação.
Pode-se dizer que, em um processo de mistura, tem-se por objetivo principal uma mistura homogênea e consistente dos materiais que, inclusive, atenda aos requisitos esperados, e ainda, no menor tempo possível — o que nem sempre é possível pelos processos manuais. E é aí que entram os homogeneizadores (ou, como também são conhecidos, misturadores), que nos permitem chegar a um efeito ideal de mistura.
Falaremos particularmente aqui hoje do Homogeneizador em V, um auxiliar único nas indústrias, empresas, laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento e afins, disponível tanto em pequenos tamanhos, podendo, assim, ser colocado em um canto de laboratório, por exemplo; ou, então, em maiores tamanhos, os modelos indústriais, que podem ultrapassar a capacidade de 1000 litros.
Para se ter uma ideia, os misturadores em V adotam duas câmaras cilíndricas que são montadas em ângulo de 80 graus e giram sob um eixo horizontal. Isso configura uma assimetria que é responsável pela grande eficiência de mistura desses homogeneizadores. Mais especificamente, os cilindros assimétricos evitam pontos cegos (ou ângulos mortos), aproveitando totalmente as matérias-primas. Por isso, com os misturadores em V, você tem a garantia de que seu produto não vai ficar grudado nas paredes internas das câmaras, durante o processo de mistura.
Os homogeneizadores em V são também responsáveis por produzir os mais diversos produtos e ainda apresentam uma série de outros benefícios. E foi pensando nisso que preparamos esse artigo para você; assim, se você quer aprender mais sobre esses equipamentos singulares que podem ser tanto utilizados em pequenos, médios e grandes negócios, então fique conosco e continue a leitura.
Os homogeneizadores em V são equipamentos indicados para realização do processo de mistura de alimentos, farináceos, suplementos, aditivos, plásticos, sais minerais, vitaminas, pigmentos, cosméticos, detergentes, fertilizantes, corantes, produtos farmacêuticos, químicos e ainda muitos outros mais. Como se pode ver, são misturadores altamente versáteis. Não à toa, estão entre os principais homogeneizadores de linha industrial do mercado, sendo amplamente utilizados em laboratórios e produções de larga escala, nas indústrias alimentícias, farmacêuticas, químicas, nutracêuticas, metalúrgicas e assim por diante. E não para por aí, esses misturadores podem ainda permitir a homogeneização de partículas frágeis bem como que pequenas quantidades de líquidos sejam incorporadas em meio sólidos, com a adequada adaptação.
Os homogeneizadores em V de bancada funcionam exatamente como os demais misturadores em V, a real diferença está em suas dimensões que são ainda mais compactas, para se atender a demandas menores. Além disso, podem ser posicionados muito facilmente em uma bancada ou mesa, assim como no canto de qualquer sala de trabalho ou laboratório, centro de pesquisa e desenvolvimento e mais.
Os homogeneizadores em V rodam de maneira repetida e aleatória, sob um eixo horizontal, para que as partículas mudem aleatoriamente de direção durante o processo que ocorre dentro dos cilindros. E, sem pontos cegos, os materiais se misturam por completo, garantindo-se a eficácia nutricional ou química dos produtos. Mais especificamente, esses equipamentos realizam a técnica de tombamento dos materiais para se produzir a homogeneização, caracterizada por uma predominância de movimento de cisalhamento aliado a movimentos de difusão das partículas.
Para iniciar o processo, o operador deposita as matérias-primas a serem misturadas dentro dos cilindros e, naturalmente, elas vão para o fundo do “V”, formado pela intersecção dos cilindros, onde ficam aleatoriamente distribuídas.
Ao ligar o homogeneizador, este gira rumo a uma posição de 90°, em que as matérias-primas se dividem e vão, em maior quantidade, para o cilindro direito, que se encontra, nesse momento, em uma posição mais baixa do que o cilindro esquerdo.
A rotação é contínua e, assim, o misturador vai agora para 180°, preenchendo completamente a câmara direita, isto é, o cilindro que se encontra em uma posição mais baixa, e o restante do material vai para o cilindro esquerdo.
Daí então, do ângulo de 180º, o misturador vai para o de 270º, onde o cilindro que antes ocupava a posição mais baixa agora ocupa a mais alta, em relação ao outro cilindro. Assim, as matérias-primas começam a fluir de volta para a intersecção em “V”.
Por último, o equipamento gira para a posição de 360°, fazendo com que o cilindro direito complete o enchimento do fundo do “V”, assim como acontece com o material da câmara esquerda, completando-se, portanto, o ciclo de deslocamento e alternância das matérias-primas pelos cilindros.
Devido ao eficiente processo mostrado acima, o misturadores em V realizam uma mistura integral das matérias-primas, sem pontos cegos ou ângulo morto e, portanto, com eles você tem total garantia de aproveitando dos produtos a serem misturados, o que, vale ressaltar, vai resultar na proteção da eficácia nutricional ou química do mesmos.
Além disso, os misturadores em V oferecem uma série de benefícios, a saber:
Homogeneizador em V com proteção de segurança opcional
Nós, da Tecfag, possuimos um amplo portfólio de homogeneizadores, inclusive homogeneizadores em V, para atender as necessidades de nossos clientes. Todos os misturadores são fabricados em aço inoxidável da mais alta qualidade, incluindo as partes em contato com os produtos, e estão em concordância com todas as GMP/BPF, além de possuirem certificação CE. E também para garantir que nossos clientes aproveitem ao máximo o potencial que nossas máquinas oferecem, realizamos o start-up e a manutenção das máquinas em suas empresas.
Gostou? Você pode entrar em contato conosco tocando aqui, estamos prontos para ajudar você a escolher o equipamento ideal para o seu negócio, inclusive considerando a sua estrutura.
Quer ver mais conteúdos como esse? Então continue a navegar por nosso blog.
Autor: Equipe de Redação