Blog

Confira as novidades, tendências, dicas e muitos mais sobre o mundo da automação.

Qual a envasadora ideal para o meu negócio?

Dicas, Envasadora

Qual a envasadora ideal para o meu negócio?

Ao se trabalhar com produtos líquidos ou pastosos, faz-se necessário prezar por uma série de fatores, como, por exemplo, precisão no processo de envase, a fim de garantir que cada recipiente tenha a quantidade apropriada de produto; concordância com as regulamentações da indústria e mais.

Bem, para atender essas e outras demandas, existem as envasadoras de produtos líquidos e pastosos. Entretanto, é preciso se atentar em relação a que máquina comprar. Isso porque o equipamento certo pode contribuir com o crescimento do seu negócio.

Mas não se preocupe, para facilitar, listamos pontos fundamentais que devem ser levados em consideração na hora de escolher a sua envasadora.

Que produto deseja envasar?

O tipo de produto que deseja envasar está ligado ao modelo de envasadora de que necessitará. Por exemplo, para produtos viscosos (por exemplo, pastas e cremes), há as envasadoras de líquidos pastosos. Já para produtos aquosos (por exemplo, água, refrigerantes e sucos), existem as envasadoras de líquidos.

Além disso, é preciso considerar a quantidade de envase que deseja fazer por vez. Por exemplo, há máquinas para envasar de 10 a 100ml, 50 a 500ml, 300 a 2500ml e assim por diante.

Produtividade

Na maioria das vezes, o rendimento da envasadora é discutido por frascos por minuto. Essa métrica, por sua vez, é determinada por fatores como tamanho de recipiente, produto a ser envasado, nível de automação etc.

Grau de automação

Se a sua linha de produção é, na maior parte, manual, uma envasadora semiautomática é o suficiente. Por outro lado, mesmo que sua produção seja manual e/ou pequena, se estiver percebendo um crescimento rápido e significante, é válido buscar por uma máquina automática. Afinal, é preciso não só considerar a demanda atual, mas também o crescimento esperado que a sua envasadora pode lhe trazer.

Precisão

A automatização pode garantir um envase preciso. As envasadoras automáticas vem equipadas com CLP, que controla os parâmetros de envase, e asseguram um envase constante e preciso. Além disso, eliminam o transbordamento do produto, o que, por sua vez, significa economia de dinheiro e também reduz tempo com limpeza etc.

Integração

Outro ponto importante a ser observado é se a máquina pode ser integrada aos equipamentos já inclusos na sua linha ou então ao maquinário que pretende adquirir futuramente.

Regulamentação

Envasadoras para trabalhar com produtos alimentícios e afins devem atender a determinados requerimentos como, por exemplo, as Boas Práticas de Fabricação (BPF/GMP). Por exemplo, as máquinas devem ser fabricadas com o aço inoxidável apropriado, principalmente as partes em contato com o produto.

 

Quer saber mais? Entre em contato conosco, temos um time de especialistas pronto para ajudar você a se aprofundar mais sobre o assunto.

E também, se gostou desse post, você pode continuar a navegar por nosso blog e encontrar mais conteúdos como esse.


Autor: Equipe de Redação


Deixe o seu comentário: