Blog

Confira as novidades, tendências, dicas e muitos mais sobre o mundo da automação.

Qual a envasadora ideal para o meu negócio?

Artigos, Dicas, Envasadora

Qual a envasadora ideal para o meu negócio?

A envasadora é responsável por preencher recipientes com líquido, pastoso ou pó com precisão e de forma automática. Esse processo está presente em todos os ramos da indústria, seja cosmético, alimentícia, química, farmacêutico, lubrificante, entre outras.

Podem ser envasados suco, água, xarope, creme, shampoo, condicionador, graxa, óleo, temperos e pós em geral, entre tantos outros. O que será envasado depende dá necessidade da empresa e da densidade e viscosidade do produto. Esses requisitos são levados em consideração para a definição do equipamento certo.

Outros pontos são fundamentais na hora de definir a melhor opção para seu negócio.

  • Precisão no processo de envase a fim de garantir que cada recipiente tenha a quantidade apropriada de produto;
  • Quantidade e volume a ser envasado, principalmente quando existe variação de produtos e frascos no portifólio da empresa;
  • Concordância com as regulamentações da indústria para estar dentro das normas estabelecidas pelo setor;
  • Espaço disponível para montagem do equipamento e produção em série;
  • Ter mente onde a empresa está e para onde quer ir.

A escolha do equipamento ideal para sua empresa contribui para o crescimento do seu negócio, mas não se preocupe! Para facilitar, listamos pontos fundamentais que devem ser levados em consideração na hora de adquirir a sua envasadora.

Que produto deseja envasar?

O produto a ser envasado irá decidir qual o modelo de envasadora será necessário. Por exemplo, para produtos viscosos (shampoo, pasta e creme),  é indicado as envasadoras de líquidos pastosos. Já para produtos aquosos (água, suco, xarope), existem as envasadoras de líquidos.

Além disso, é preciso considerar a quantidade de envase que deseja fazer por vez. Por exemplo, há máquinas para envasar de 10 a 100ml, 50 a 500ml, 300 a 2500ml e assim por diante.

Produtividade

Na maioria das vezes, o rendimento da envasadora é discutido por frascos por minuto. Essa métrica, por sua vez, é determinada por fatores como tamanho de recipiente, produto a ser envasado, nível de automação etc.

Grau de automação

Se a sua linha de produção é, na maior parte, manual uma envasadora semiautomática é o suficiente. Por outro lado, mesmo que sua produção seja manual e/ou pequena, se estiver percebendo um crescimento rápido e significante, é válido buscar por uma máquina automática. Afinal, é preciso não só considerar a demanda atual, mas objetivo de crescimento da sua empresa.

Precisão

As envasadoras automáticas vem equipadas com CLP, controla os parâmetros de envase e asseguram um envase constante com precisão. Evitam o transbordamento do produto, o que gera economia e também reduz tempo com limpeza.

Integração

Outro ponto importante é se a máquina pode ser integrada aos equipamentos já inclusos na sua linha ou então ao maquinário que pretende adquirir futuramente.

Regulamentação

Envasadoras para trabalhar com produtos alimentícios, farmacêuticos e afins devem atender a determinados requerimentos, como as Boas Práticas de Fabricação (BPF/GMP). Por exemplo, as máquinas devem ser fabricadas com o aço inoxidável apropriado, principalmente as partes em contato com o produto.

Quer saber mais? Entre em contato conosco! Temos um time de especialistas pronto para ajudar você na escolha da envasadora ideal.


Autor: Equipe de Redação


Deixe o seu comentário: